54° Congresso Brasileiro do Concreto

 

Inscreva-se no Concurso IBRACON – Aparato de Proteção do Ovo (APO)

O Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON organiza anualmente concursos técnicos para os estudantes de arquitetura, engenharia civil e tecnologia, para incentivá-los a pôr em prática o que aprenderam em salas de aula.

O Aparato de Proteção ao Ovo (APO), concurso tradicional do IBRACON, está em sua 19º edição e desafia o estudante a projetar e construir um pórtico excêntrico de concreto armado, que seja o mais resistente possível, dentro das especificações estabelecidas pelo Regulamento do Concurso.

Esse pórtico deve proteger um ovo, colocado em sua base, do impacto vertical da carga dinâmica imposta pela queda de um cilindro metálico. Daí a denominação do aparato e do concurso.

A participação é aberta a estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Tecnologia, do Brasil e do exterior, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou órgão regulamentador estrangeiro equivalente, desde que matriculados no ano letivo corrente.

Como são permitidos apenas dois pórticos por universidade/instituição de ensino, os alunos são incentivados a formar equipes, sem limitação quanto ao número de membros, mas não é permitida a participação de um mesmo membro em mais de uma equipe.

Cada equipe deve indicar um professor da universidade/instituição de ensino como responsável em assegurar a conformidade dos trabalhos da equipe com as regras estabelecidas no regulamento.

As inscrições prévias para o APO estão abertas e devem ser realizadas até 30 de setembro pelo email apo@ibracon.org.br. No ato da inscrição, além de preencher a Ficha de Inscrição, a equipe deve encaminhar o Relatório Técnico e o Termo de Responsabilidade (anexos do Regulamento).

No ato de entrega do APO, que ocorrerá no dia 10 de outubro, até às 12h, no local em que será realizado o 54º Congresso Brasileiro do Concreto, a equipe receberá a ficha de confirmação de sua participação na competição.

Os aparatos serão verificados pela Comissão Organizadora do Concurso quanto ao cumprimento das especificações estabelecidas no Regulamento. O APO que não estiver em conformidade com as disposições gerais e com as dimensões especificadas será automaticamente desclassificado, não sendo permitidas adequações de dimensões e massa após sua entrega.

O concurso é formado por duas etapas. Na primeira os pórticos têm suas dimensões avaliadas e sua massa determinada. A precisão dimensional é crítica, sobretudo nas dimensões da base, uma vez que o aparato deverá ser posicionado sobre um gabarito, que visa verificar o alinhamento em relação ao dispositivo de lançamento da carga. O APO que não atender as dimensões previstas no Regulamento não se encaixará no gabarito e será desclassificado.

A segunda etapa consiste na instalação do APO numa máquina de ensaio, de forma a verificar sua resistência à carga de impacto. O carregamento será realizado soltando-se progressivamente um cilindro metálico de 50mm de diâmetro, com massa de 15kg, de alturas progressivas de 1m, 1,5m, 2m e 2,5m; sendo o teste repetido três vezes para a altura de 2,5m. Após cada impacto, o ensaio terá prosseguimento para os pórticos que não fissurarem o ovo e forem capazes de se manter estáveis quando colocados de pé, não sendo permitido nenhum tipo de ajuste, colocação de calços ou anteparo para sustentação do APO.

 

A pontuação obtida por cada equipe será a somatória das energias parciais resistidas pelo APO (carga x altura), que correspondem às energias resistidas antes que o ovo seja danificado, seja pela ruptura do APO, seja pela queda de lascas do APO sobre o ovo. Vence o concurso a equipe que conseguir a maior pontuação. Em caso de empate, a equipe vencedora é a idealizadora do APO de menor massa.

A premiação das três equipes mais bem colocadas ocorrerá no Jantar de Confraternização do 54º Congresso Brasileiro do Concreto.

Vale lembrar que esta edição do mais importante evento técnico do concreto ocorrerá de 08 a 11 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió/AL. A equipe vencedora, além da placa alusiva ao resultado no Concurso, será agraciada com um prêmio no valor de R$ 3.000,00.

Mais informações:
Email: apo@ibracon.org.br

Site: www.ibracon.org.br
Facebook: ibraconOffice
Twitter: @ibraconOffice

 
 
 

Power by Arte Interativa